segunda-feira, 11 de agosto de 2008

12/08/2008

Olá alunos!

Observem ao lado na seção Resumo da disciplina que os tópicos são precedidos por um número. Logo abaixo na outra seção Links, você pode acessar os objetos de aprendizagem relacionados a esses números.

Para o primeiro tópico do nosso programa - (1) História da Informática e da Internet, listo alguns textos, como o da Wikipedia, entre outros, precedidos pelo número (1).

Gostaria que vocês me respondessem na forma de um comentário, localizado abaixo deste texto:

1 > Qual o número provável de usuários da Internet no Brasil e no mundo atualmente? Você terá que procurar esta informação na Internet. E lembre-se, estou pedindo um número atual.

2 > De acordo com os textos, em que década e para que propósitos a Internet foi desenvolvida

Atenção! Enviem as respostas identificando-se com o nome completo.

Em caso de dúvidas, enviem-me um comentário ou e-mail.

Boa sorte!

18 comentários:

Juliana A. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jux disse...

1)De acordo com o Ibope, o total de pessoas com com mais de 16 anos com acesso à internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escolas, universidades e outros locais) era de 39 milhões em Set/07. O estudo, realizado pela empresa de pesquisas de mercado comScore Networks, calculou que 747 milhões de pessoas com mais de 15 anos usaram na internet no mundo em janeiro de 2007.

2)A internet começou a ser desenvolvida na década de 60 com objetivo de desenvolver sistemas que permitissem a conexão constante entre diferentes universidades do país, e principalmente, instalações militares. O projeto nasceu realmente com o propósito militar, de manter as bases militares conectadas entre si através de um grande sistema de redes.

Juliana Alcantara

Luis Renan disse...

Estudo feito pelo Ibope mostra que 41 milhões e 565 mil brasileiros com mais de 16 anos têm acesso à internet em qualquer lugar. Maio/2008. Já o CIA world Factbook, mostra que o numero de usuarios de internet no brasil é de 42,600,00 até janeiro de 2008.
Fontes: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM847923-7823-NUMERO+DE+BRASILEIROS+COM+ACESSO+A+INTERNET+ULTRAPASSA+OS+MILHOES,00.html
http://indexmundi.com/map/?t=0&v=118&r=xx&l=pt

O numero de usuarios da internet mundial em 16 de maio 2008 chega a 1.018.057.389.
FOnte: http://www.indexmundi.com/pt/mundo/numero_de_usuarios_do_internet.html

Gabriela Leite disse...

Em junho de 2008, 22,9 milhões de pessoas usaram a internet residencial, valor 26,9% acima de junho de 2007. Os dados são de pesquisa apurada pelo Ibope NetRatings. A quantidade de usuários com acesso residencial à internet indica que 35,5 milhões de pessoas podem acessar a rede mundial de computadores a partir de seus lares no Brasil.

Os usuários da internet no mundo de acordo com a estimativa de
(1.407.724.920): um bilhão, quatrocentos e sete milhões, setecentos e vinte e quatro mil e novecentos e vinte usuários até o quadrimestre de 2008.

Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.

Luis Renan disse...

pergunta 2) O projeto nasceu realmente com o propósito militar, de manter as bases militares conectadas entre si através de um grande sistema de redes e começou a ser desenvolvido na decada de 60.

Anônimo disse...

1)O Brasil vem batendo uma sequência de recordes nacionais e internacionais, graças a casas bahia queda de preço dos computadores, por sua vez, impulsionada pelos programas de inclusão digital do governo, e a concorrência dos fabricantes.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE//NetRatings, 41.565 milhões de pessoas com 16 anos ou mais, declararam ter acesso à web de alguma forma -seja de casa, do trabalho, da escola, cyber-café, etc- no primeiro trimestre de 2008.

Declarar ‘ter acesso à rede’, talvez seja um pouco amplo, já que isto inclui por exemplo, pessoas que acessam a internet exporadicamente da casa de amigos/familiares.

Maria Izabel Passos

Anônimo disse...

2)

Os primeiros registros daquilo que poderia ser considerado o primórdio da internet, datam de agosto de 1962 e foram escritos por J. C. R. Licklider do MIT (Massachussets Institute of Technology). Em seus manuscritos, Licklider discutia sobre o que chamou de “Rede Galáctica”, um sistema global de computadores conectados entre si, a partir do qual, qualquer pessoa de qualquer lugar poderia acessar todas as informações e softwares de que necessitasse. Em essência, as idéias de Licklider eram muito semelhantes à internet atual.
Atualmente é sabido, que a intenção original dos projetos que estavam relacionados com a criação desse novo sistema de comunicação, não eram exatamente aqueles que se imaginava. O projeto nasceu realmente com o propósito militar, de manter as bases militares conectadas entre si através de um grande sistema de redes. De uma maneira geral a idéia era de manter viável a conexão entre as instalações que restassem, na hipótese de uma grande guerra, através da “Rede”, pois mesmo que algumas bases fossem totalmente destruídas, a comunicação entre as restantes poderia ser mantida.
Mesmo com o forte apelo militar, a ARPANET continuou crescendo. Aos poucos mais e mais universidades se conectaram à rede, e em pouco tempo, a ARPANET teve de ser dividida em duas: Uma Rede militar, de nome Milnet e uma nova ARPANET. No final de 1970, o Network Working Group, sob a direção de S. Crocker desenvolveu o primeiro protocolo servidor – servidor chamado de NCP – Network Control Protocol, permitindo finalmente que os usuários da ARPANET pudessem desenvolver os primeiros aplicativos para a Rede.

Maria Izabel Passos

Anônimo disse...

1 - No primeiro trimestre de 2008, de acordo com o Global Internet Trends (GNetT), 41,5 milhões de brasileiros com idade a partir de 16 anos informam ter acesso à internet em casa, trabalho, escola, cybercafés, bibliotecas ou em outros locais.


fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/07/24/com-22-9-milhoes-de-usuarios-internet-residencial-cai-1-em-junho/

Anônimo disse...

1- Existem atualmente 1 bilhão de internautas no mundo atualmente, segundo estimativas da edição de 2008 do CIA World Factbook. Segundo o levantamento, esse número equivale a uma taxa de penetração global da Internet de 15,4%.

Anônimo disse...

2- A Internet, surgiu por vias militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 60, quando dois blocos antagônicos politicamente, socialmente e economicamente exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa lideradas pela União Soviética e por Estados Unidos. Indispensável dizer que as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.

Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas.

TATIANA LIMA disse...

TATIANA DE LIMA RODRIGUES

1)Uma pesquisa encomendada ao Datafolha pela agência F/Nazca quer acabar com uma idéia bastante difundida no Brasil: "internet é coisa de gente rica". Segundo o estudo, o Brasil já tem 59 milhões de usuários, o equivalente a 47% da população adulta (acima de 16 anos) ouvida pelo instituto. Destes, 65% acessam a rede gratuitamente, em postos públicos, escolas, universidades e na casa de amigos e familiares. Segundo este site http://www.internetworldstats.com/stats.htm o número de usuários de internet no mundo é de 6,676,120,288.

2)A Internet nasceu nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil e assim foi permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial. http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=11&rv=Vivencia

Anônimo disse...

1: O número de pessoas com acesso à internet em nosso país relativos ao primeiro trimestre de 2008 revelam que 41,565 milhões de pessoas com 16 anos ou mais declararam ter acesso à internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escola, cybercafés, bibliotecas, entre outras possibilidades) segundo o IBOPE/NetRatings.
O numero de usuários da internet mundial em 16 de maio 2008 chega a 1.018.057.389.

2) O projeto nasceu realmente com o propósito militar, de manter as bases militares conectadas entre si através de um grande sistema de redes e começou a ser desenvolvido na década de 60. Mesmo que uma das bases fosse atacada todas as outras ainda teriam comunicação entre si.

Anônimo disse...

R: O que hoje forma a Internet, começou em 1969 como a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency, ou Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Ela foi criada para a guerra, pois com essa rede promissora, os dados valiosos do governo americano estariam espalhados em vários lugares, ao invés de centralizados em apenas um servidor. Isso evitaria a perda desses dados no caso de, por exemplo, uma bomba explodisse no campus. Em seguida, ela foi usada inicialmente pelas universidades, onde os estudantes, poderiam trocar de forma ágil para a época, os resultados de seus estudos e pesquisas.

Anônimo disse...

R:O que hoje forma a Internet, começou em 1969 como a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency, ou Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Ela foi criada para a guerra, pois com essa rede promissora, os dados valiosos do governo americano estariam espalhados em vários lugares, ao invés de centralizados em apenas um servidor. Isso evitaria a perda desses dados no caso de, por exemplo, uma bomba explodisse no campus. Em seguida, ela foi usada inicialmente pelas universidades, onde os estudantes, poderiam trocar de forma ágil para a época, os resultados de seus estudos e pesquisas.
Rebeca Morett.

Anônimo disse...

R:O número de usuários de internet no Brasil já chega a 41 milhões, número maior que o de Argentinos no mundo. Os dados foram resultado de uma pesquisa feita pelo Ibope. Isso não é tudo, a previsão é de que esse número vá aumentar. Tudo isso graças ao barateamente dos equipamentos de informática
Rebeca Morett.

Anônimo disse...

1-É muito difícil sabermos quantos usuários estão realmente ligados a internet, levando-se em conta que esse número muda constantemente. Calcula-se que, em 1996, havia cerca de 50 milhões de usuários e hoje esse número passa dos 275 milhões.
2-Surgiu em 1969 e foi criada pelo Departamento de Defesa dos EUA como um projeto pioneiro de constituição de uma rede capaz de sobreviver a ataques nucleares.

Anônimo disse...

1)Segundo os dados da ONU, 39 milhões de pessoas são usuárias da rede mundial de computadores no Brasil. O País supera o Reino Unido, França e Itália no total de internautas. Se colocando em sexto lugar no mundo de usuários da internet. A liderança é dos Estados Unidos, com 210 milhões de usuários. A China vem em segundo lugar, com 162 milhões. No Japão são 86 milhões, contra 50 milhões na Alemanha e 42 milhões na Índia. Segundo a ONU, hoje são 1,2 bilhão de pessoas com acesso à rede em todo o mundo. Isso significa que mais de um sexto da população do planeta já conta com a tecnologia, ainda que a distribuição seja desigual. Há dez anos, eram 70 milhões. Apesar da posição brasileira, em termos percentuais o País ainda está distante dos líderes, com apenas 21% da população conectada, contra 69% nos Estados Unidos.Fonte: http://www.adnews.com.br/tecnologia.php?id=57963- acesso em 13/08/08

Anônimo disse...

2)De acordo com os textos a internet teve seu inicio na década de 60 no período da Guerra Fria e o seu objetivo era ligar as bases militares tendo, portanto, um propósito unicamente militar. Em casos de algum ataque militar contra essa base ela conseguiria se comunicar com as outras já que elas eram ligadas entre si.